O que você tem feito com as pedras que jogaram em você?


A pergunta que não quer calar é. "O que você tem feito com as pedras que jogaram em você?" 
Todas nós, em algum momento de nossas vidas, sofremos algum tipo de julgamento, afronta ou injustiça.
Todas nós temos histórias pra contar sobre alguém, que nos feriu, apontou ou nos apedrejou ...
Todas nós já fomos apedrejadas pelo menos uma vez na vida ... E aí o que você fez com as pedras?
Sim, essa tem que ser a pergunta, o que estamos fazendo com aquilo que vem para nos ferir?
Será que estamos guardando as pedras como lembrança das dores que elas nos causaram?
Enfim, muitas pessoas guardam suas pedras como souvenir, e eu digo suas pedras, por que se apegaram de tal forma que se apossaram dessas dores como se fosse parte delas.
As pedras que são lançadas para nos machucar, não são nossas .
Foram lançadas com o único objetivo de ferir, paralisar, entristecer, dentre outros motivos.
A grande verdade é que não nos importa o motivo que alguém tem para nos ferir, e não importa, por que não justifica.
Nada justifica ferir alguém, nem fisicamente nem emocionalmente.
Mesmo não sendo justificando, algumas pessoas se acham no direito de fazê-lo.
Mas é seu dever decidir o que você faz com as pedras que são lançadas em sua direção.
O que você tem feito?
Algumas pessoas decidem construir muro ou uma parede em volta de si.
E eu entendo isso, afinal foram tão machucadas com as pedradas ao longo da vida, que decidiram se proteger construindo um muro em volta de si. Cansaram de sofrer, de tentar ou talvez de chances.
Simplesmente se fecharam em suas emoções dentro de seus murros com paredes tão reforçadas de pedras que são incapazes de confiar novamente.
São pessoas que se frustraram e se fecharam a tal ponto, que seria necessário um grande esforço para quebrar barreiras que levaram anos para se construir.
Isso se chama sofrimento, decepção, frustração, medo, ansiedade dentre outras coisas ...
Essas pessoas não são ruins, em sua grande maioria são pessoas boas, que apenas cansaram de se machucar.
Escolheram pegar as pedras e se proteger, isso é um mecanismo de defesa emocional que na maioria das vezes é criado inconsciente para se proteger  das dores novamente.
Eu não vim para julgar, tais atitudes e nem poderia, afinal só é possível dizer o quanto dói, aquele quem passou pela dor.
Eu posso dizer, que eu é um método totalmente saudável, já que nos priva do que é novo, em grande maioria.
Pois essa pessoa, se fecha para novos, sonhos, relacionamentos, pessoas , projetos.
Ela se fecha para tudo, pois o medo de se machucar, se frustrar novamente a mantém dentro do murro... O ideal nesse caso de sentimento, seria ir quebrando esse murro aos poucos, no seu momento e dentro para fora , sem forçar e assim ir depositando confiança aos poucos aqueles que são dignos de conquistar tal sentimento.
Não, não será fácil, porém talvez seja uma forma de voltar a se relacionar sem tantas reservas, uma forma de não sentir medo de novas experiências e relacionamentos, sendo assim possível voltar a confiar novamente, porém com cauleta .
Já em outros casos, existem aquelas pessoas que decidiram construir pontes com essas pedras.
Elas já conseguirem inteligência emocional suficiente para não se abater, se frustrar ou se paralisar com as pedradas.
Elas até se machucam, afinal um pedrada bem dada dói e muito.
Mas elas aprenderam a se curar seguir m frente e catar as pedras ao longo do caminho, pois aprendem o quão valiosas são essas pedras se bem aproveitadas, que para revidar, mas para construir.
Aqueles que aprenderam a construir  caminho ou um destino com as afrontas, com as injustiças, calúnias e maldades destinadas e ele sem revidar, esse chegou ao um nível de maturidade emocional tão grande de que ser admirada, e até mesmo copiada.
Isso porque em tempos tão difíceis, aquele que é capaz de seguir em frente construindo pontes ao invés de muros, esse está suscetível a ser um grande revolucionário na sua nação.
Pois ele entendeu em si, que contruir algo para dá destino, é tão ou mais importante do que contruir algo para guardar, mas essa decisão é sua.
O que você vai fazer com as pedras agora?
As pedras que foram jogadas em você com um propósito, você decide o destino que dará a elas.
Se proteger ou projetar e levar outros com você pelo caminho que você contruiu...
Qual destino você vai escolher? 
Você tem muitas pedras? Está colecionando ou juntando para a contrução?
Como eu disse, essa decisão é apenas sua, a minha função é só fazer com você decida o que é melhor para você, e o que sua decisão pode causar, sabendo que nenhum resultado é exato quando se trata de pessoas.
Enfim chego ao final desse texto com uma expectativa que você tenha refletido não só no que fazer, mas que também entenda que as pessoas só atiram pedras árvores que dão frutos, ou seja se você está sendo apedrejado é por que está produzindo, que deixe que julgamentos, afrontas, mentiras, medos, e injustiças te paralisem ao ponto de matar os seus sonhos, seja qual for a sua decisão que ela venha para somar com você e com aquilo que você tem produzido, que essas escolhas venham para se alinhar com aquilo que você tem feito e que ela te faça feliz.

Terapeuta Manu Macedo

Comentários